terça-feira, 31 de março de 2009

A formiga e o homem





















Diz uma lenda que a formiga era em outros tempos um homem que, consagrado aos trabalhos de agricultura, freqüentemente ia roubar os frutos dos vizinhos.
Não se contentava com o produto de seu próprio esforço, olhava com inveja o produto alheio.
Indignado Zeus pela avareza e cobiça deste homem, transformou-o em formiga.
Porém ainda que tenha mudado de forma, não mudou seu caráter, pois até hoje percorre os campos e recolhe o trigo e a cevada alheios e os guarda para seu uso.

Moral da Estória:
Ainda que aos malvados se lhes castigue severamente, dificilmente mudarão sua natureza.

Esopo

A Formiga e o Grão de Trigo



















Um grão de trigo, deixado sozinho no campo após a colheita, esperava pela chuva a fim de esconder-se novamente sob a terra.

Uma formiga viu o grão, colocou-o nas costas e partiu penosamente em direção ao formigueiro. À medida que andava, o grão de trigo parecia pesar cada vez mais sobre suas costas cansadas. - Por que você não me deixa aqui? perguntou-lhe o grão de trigo. A formiga respondeu: - Se eu deixar você para trás, podemos não ter provisões suficientes para o inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada uma de nós deve levar para o celeiro todo o alimento que encontrar. - Mas eu não fui feito só para alimentar, objetou o grão de trigo. - Sou uma semente, cheia de vida, e meu destino é dar origem a uma planta. Ouça, cara formiga, vamos fazer um pacto.

A formiga, contente por poder descansar um pouco, colocou o grão de trigo no chão e perguntou: - Que pacto? - Se você me deixar aqui no campo, respondeu o grão de trigo, em vez de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui a um ano, cem grãos de trigo exatamente iguais a mim.

A formiga olhou para o grão de trigo com ar incrédulo.

- Sim cara formiga, creia no que estou lhe dizendo. Se você desistir de mim agora eu lhe darei cem de mim - cem grãos de trigo para o seu celeiro. A formiga pensou: - Cem grãos de trigo em troca de um só… Mas isso é um milagre! E como você vai fazer isso? perguntou ela. - Isso é um mistério, respondeu o grão de trigo, - É o mistério da vida. Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano.

No ano seguinte a formiga voltou. O grão de trigo transformara-se numa nova planta carregada de sementes, cumprindo portanto, sua promessa.

Leonardo da Vinci

A formiga que queria ser mosca






Era uma vez uma formiga que queria ser uma mosca porque era muito coscuvilheira! As outras formigas achavam muita piada!

Um dia, a formiga, às escondidas, fez umas asas e uma cabeça de mosca.

Ao fim da tarde, ia treinar para um descampado e, lá, tentava voar com muitas dificuldades.

Mas, um dia, ela vestiu-se de mosca e houve um problema: havia uma formiga que odiava moscas e por isso ela iria matar a sua própria amiga.

- Larga-me, sua formiga tonta! – exclamou a formiga Rabiga.

- Não, vou-te matar! – disse a formiga corajosa.

A formiga pegou num mata-moscas e ia matá-la quando a outra disse:

- Não me mates porque eu sou a tua amiga.

- Qual amiga?! - disse a formiga corajosa.

- A formiga Rabiga.

-Se não me avisasse iria matar-te. – disse a formiga corajosa.

- Uf!!! livrei-me a tempo! – disse a formiga Rabiga.

Contudo, a formiga Rabiga convidou-a para lancharem um belo lanche!




Catarina Almeida

A mosca e a formiguinha

_ Sou fidalga! _ dizia a mosca à formiguinha que passava carregando uma folha de roseira. Não trabalho, pouso em todas as mesas, lambisco de todos os manjares, passeio sobre o colo das donzelas e até me sento no nariz. Que vidão regalado o meu...


A formiguinha arriou a carga, enxugou a testa e disse:


_ Apesar de tudo, não invejo a sorte das moscas. São mal vistas. Ninguém as estima. Toda gente as enxota com asco. E o pior é que têm um berço degradante: nascem nas esterqueiras.


_ Ora, ora! _ exclamou a mosca. Viva eu quente e ria-se a gente.


_ E além de imundas são cínicas _ continuou a formiga. Não passam dumas parasitas _ e parasita é sinônimo de ladrão. Já a mim todos me respeitam. Sou rica pelo meu trabalho, tenho casa própria onde nada me falta durante o rigor do mau tempo. E você? Você basta que fechem a porta da cozinha e já está sem o que comer. Não troco a minha honesta vida de operária pela vida dourada dos filantes.


_ Quem desdenha quer comprar _ murmurou ironicamente a mosca.


Dias depois a formiga encontrou a mosca a debater-se numa vidraça.


_ Então, fidalga, que é isso? _ perguntou-lhe.


A prisioneira respondeu, muito aflita:


_ Os donos da casa partiram de viagem e me deixaram trancada aqui. Estou morrendo de forme e já exausta de tanto me debater.


A formiga repetiu as empáfias da mosca, imitando-lhe a voz. “Sou fidalga! Pouso em todas as mesas... Passeio pelo colo das donzelas...” e lá seguiu o seu caminho, apressadinha como sempre.

Monteiro lobato


A FORMIGA É O PLANTONISTA?




“Todos os dia, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.
A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.
Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.
E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.
A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cadadia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.
Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.”

by roberto conde guerra

A formiga e a mosca



Entre a Mosca e a Formiga, houve grande altercação sobre pontos de honra. Dizia a Mosca: – Eu sou nobre, vivo livre, ando por onde quero, como viandas preciosas, e assento-me à mesa com o rei, e dou beijos nas mais formosas damas. Tu mal-aventurada, sempre andas trabalhando.
Respondeu a Formiga: Tu és doida ociosa. Se pousas uma vez em prato de bom manjar, mil vezes comes sujidades e imundícias, aborrecida de todos; se te pões no rosto das damas ou à mesa com o rei, não é por sua vontade, senão porque tu és enfadonha e importuna.

Esopo

Carregando peso



















As formigas são fortes o suficiente para transportar 10 vezes o seu próprio peso.

Namoro de formigas























Quando se cruzam, as formigas ficam em frente uma da outra tocando-se com as antenas como se estivessem a cumprimentar-se, mas na verdade estão apenas a cheirar-se para saber se são do mesmo formigueiro.
















É pelo cheiro que as formigas descobrem o alimento e as formigas coletoras levam a comida às obreiras que nunca saem do ninho.



Formigas em casa / no trabalho






















São inofensivas e estão somente à procura de algo doce quando invadem nossas casas. Portanto, guarde todo açúcar, geléias, mel, bolos, etc. em potes ou latas bem fechadas. Passe pano nas superfícies da cozinha com uma solução meio a meio de vinagre químico e água. Descubra por onde as formigas estão entrando e bloqueie os buracos e frestas mais óbvios. Borrife nos locais por onde elas costumam entrar: pimenta e/ou páprica e/ou hortelã-pimenta seca ou ainda poejo. Nós também sabemos que elas não gostam de pés de café, e se estes forem plantados, por exemplo, em seu local de trabalho, as formigas evitarão andar por todo o ambiente. Louro em pó ou ramos de poejo perto das bordas de copos ou em cantos da casa também serve para intimidá-las.



Fonte: http://www.ivu.org/portuguese/trans/vsuk-pests.html

Superorganizadas



















O ponto forte das formigas é a organização. Esses insetos trabalham muito, sem reclamar. Formiga rebelde, como Flik, de Vida de Inseto, e Z, de Formiguinhaz, só em desenho animado!

A saúva, que tem o bumbum gordinho, é exemplo. Cada operária tem a sua função - cortadeira, carregadeira, jardineira e soldado - e, assim que nasce, cada uma executa sua tarefa. Elas cortam, carregam folhas e as transformam em fungo (ou bolor), que é o seu alimento. Ao contrário das formigas-gigantes, as saúvas são vegetarianas.

A rainha só observa o andamento da colônia. Se, por exemplo, ela acha que faltam formigas no grupo das cortadeiras, ela bota ovos para ter mais cortadeiras. Um formigueiro só acaba quando a rainha morre. Ela é a única que pode ter filhos.

Fonte: www.jardimdeflores.com.br

Não dormem, são surdas e quase cegas...




















As formigas nunca dormem; pelo menos, nunca ninguém as viu fazerem isso. O que os biólogos descobriram é que as formigas sabem dividir o dia em horas de trabalho e de descanso. Alguns acham que elas não dormem porque têm uma vida curta e precisam trabalhar para manter o formigueiro. Algumas espécies, como as saúvas, vivem apenas três meses e começam a trabalhar assim que nascem.

Elas também são surdas, quase não enxergam e se comunicam pelo cheiro. Quando uma formiga está em perigo, ela solta um odor para alertar as companheiras, transmitindo um aviso de que as demais devem fugir. O odor varia conforme a situação, mas o ser humano não consegue sentir esse cheiro. As formigas também servem de comida para o homem. Os chineses adoram ensopado de formigas, vinho com formigas, feijão com formigas etc. Eles dizem que, além de saborosas, são úteis no tratamento de muitas doenças. Se curam realmente ninguém sabe, mas os biólogos dizem que as rainhas-saúvas são muito nutritivas.

Fonte: www.portalmundodasflores.com.br

Formiga Maluca (Paratrechina s.p)











Possuem somente um nó, pernas e antenas extremamente longas em comparação com o corpo. As antenas possuem 12 segmentos, sendo o primeiro segmento grande. A cor varia de um marrom escuro para um preto.



São conhecidas por este nome por serem muito rápidas na sua movimentação. As colônias normalmente são pequenas, compostas de 2.000 operárias e de 8 a 40 rainhas. São conhecidas por abandonar o local do ninho e mudar para outro.

Formiga Argentina (Iridomym ex humilis)











Possuem somente um nó no pedicelo e um tórax desuniforme. A cor varia de claro a um marrom escuro. Antena com 12 segmentos, sem segmentos maiores.



Normalmente a colônia está localizada próxima a fonte de alimento (açúcar e doces) e água., como pias, canos, potes de plantas, etc. Possuem muitas rainhas e muitas vezes são agressivas, eliminando outras espécies de formigas do local.

Formiga Carpinteira (Camponotus spp)











Possuem somente um nó no pedicelo. Seu toráx quando visto de lado é uniformemente arredondado. Esta espécie de formiga possui colônias de tamanho moderado, possuindo em média três mil operárias. Podem construir ninhos satélites ligados a um ninho maior no solo. Normalmente atacam madeiras que foram afetadas por fungos, ou madeiras mortas de árvores, apesar de não comerem a madeira. Dentro da casa, normalmente se alimentam de doces, ovos, carnes, bolos, etc. As operários percorrem distâncias que atingem até 90 metros do ninho em busca de alimentos, sendo que podem penetrar por portas, janelas, vasos, etc.

Formiga do Fogo (Solenopsis spp)










Comumente chamadas de lava-pé. Possuem dois nós no pedicelo e um ferrão no abdômen. A antena possui somente 10 segmentos e no final um grupo com dois segmentos maiores. Formam ninhos em montículos de terra que são circulares, e se localizam normalmente em áreas externas como embaixo de pedras ou cobrindo objetos.



Cada colônia possui o seu território próprio, e podem ser atraídas por equipamentos eletrônicos causando sérios problemas. Essa espécie se alimenta de quase tudo, seja planta ou animal, tendo preferência por alimentos com proteínas.

Formiga Faraó (Monomorium pharaonis)












Os adultos são amarelos e pequenos. Possuem dois nós no pedicelo, a antena possui 12 segmentos e um grupo de três segmentos maiores a ponta. As colônias possuem um número muito grande de operárias, e possuem centenas de fêmeas reprodutivas em cada colônia. As novas colônias são formadas facilmente, necessitando somente de uma fêmea fértil e algumas operárias, bastando para isso migrarem para fundar uma nova colônia. Deve-se tomar cuidado quanto encontradas em hospitais, pois já foram detectadas pelo menos 12 bactérias patogênias em seus corpos. Estão normalmente localizadas em locais de difícil acesso como vãos de paredes, atrás de armários, em forros, etc. Atacam uma variedade muito grande de alimentos, variando de sucos de frutas a carnes e insetos mortos.

Formigas I



A formiga faz um risco, breve.

E nesta caligrafia (com antenas)

há o mesmo traço de existência

que um deus, neutro e ausente,

risca em um rascunho.

A formiga assina sem se dar conta

do que é certo ou errado,

com ou sem linhas tortas.

Estrangeiros,

formigam os motivos disso.


André Ricardo Aguiar



Formigas






















“Todas as formigas do planeta, em conjunto, têm uma biomassa maior do que a dos seres humanos. Formigas tem sido incrivelmente produtivas durante milhões de anos, a sua produtividade nutre plantas, animais e solo.

As formigas
























Observando algumas formigas no jardim aqui de casa, percebi que todas seguiam uma mesma rota carregando folhas maiores que elas mesmas, mas, seguiam firme em direção ao formigueiro que descobri poucos passos adiante, o que para elas deveria representar uma grande viagem.
De repente percebo que uma delas está com uma folha exageradamente grande nas costas, deveria ser pelo menos vinte vezes maior que ela, e seu esforço era notado a distância. Fiquei ali imaginando o orgulho dessa formiga presunçosa, carregando aquela folha gigantesca e como ela deveria estar ansiosa em mostrar a formiga rainha como ela era forte, como ela era capaz, quem sabe até ganharia uma promoção?
Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em volta de si mesma, sem conseguir sair do lugar, seu esforço era tão grande que mal avançava um passo, voltava dois para trás, estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar aquele mundão nas costas que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha correndo atrás de uma bola.
As formigas escaparam por pouco, mas nossa amiguinha não teve a mesma sorte, morreu esmagada, agarrada a sua folha gigante.
Assim como a formiga, nós seres humanos inteligentes e sensíveis, vez em quando queremos carregar mais coisas em nossas costas que podemos suportar, os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer sempre mais, de ser mais e melhor e quando acordamos para a realidade estamos esmagados pelo peso de nossa insensatez.
Cuide mais de você, o dia passa, as pessoas passam, o tempo passa, mas você fica.
Você será a sua eterna companhia, todos podem até fugir de você, mas você não pode fugir desse encontro com você mesmo, com a sua paz interior, com a sua felicidade.
Por amor a você, carregue apenas a sua mala, e de preferência, o mais vazia possível!

(Paulo Roberto Gaefke)

segunda-feira, 30 de março de 2009

A formiga
























As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina

A gota d'água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar

O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte.


Vinicius de Moraes / Paulo Soledade

As formigas conversam


















As formigas costumam conversar entre elas, em seus formigueiros.
As rainhas emitem sons característicos dentro do formigueiro que produzem reações das operárias, o que reforça o status social da rainha.

sábado, 28 de março de 2009

Trabalho






















• Formigas Obreiras: cuidam da rainha, dos ovos, das larvas e de pupas.
• Formigas Cuidadoras da manutenção de ninhos: abrem e fecham as entradas dos ninhos, mantêm estruturas e passagens dentro da colônia.
• Formigas Patrulheiras: designam os caminhos destinados para o forrageamento.
• Formigas Forrageiras: seguem caminhos designados para elas, para acumular comida para a colônia.
• Formigas Trabalhadoras de Meio-dia: manejam o lixo, chamado de meio-dia, e que parece ter uma significante relação a como as formigas acham sua colônia.

As formigas são divididas em três tipos:
























• Formigas rainhas: possuem asas e podem reproduzir fêmeas. Vivem aproximadamente de quinze a vinte anos.
• Formigas machos: possuem asas e vivem apenas algumas semanas com o único intuito de reproduzir
• Formigas fêmeas estéreis: são as formigas operárias ou obreiras, reproduzem machos sem a necessidade de serem fertilizadas. Vivem aproximadamente um ano.

O Nascimento de uma Colônia




























Na época da reprodução nascem os macho e fêmeas reprodutoras. Os machos de uma colônia se acasalam com as fêmeas de outra colônia e não com as próprias irmãs. Após o acasalamento, o macho morre, mas seus espermatozóides continuarão vivos dentro da fêmea por muitos anos e fecundarão muitos óvulos.

A fêmea prepara o ninho para seus filhotes, bota os primeiros ovos. Passado algum tempo, os ovos formam larvas brancas sem pernas. Essas primeiras larvas do formigueiro são alimentadas pela rainha. As larvas comem e crescem, passam para o estágio conhecido como pupa depois vira operária ou um macho.

A mãe dessas formigas não faz mais nada além de botar ovos e pedir comida. Tona-se assim a rainha da colônia que está nascendo.
A rainha nunca sai do formigueiro, e é protegida pelas filhas. Por isso, vive entre cinco e dez anos. A rainha da saúva chega a viver 30 anos. Durante esse tempo, bota cerca de 150 milhões de ovos. As operárias vivem bem menos.



© 2005 - Insetomaniacs - Fabianoz Sites

Como ela vive ?




















Cada formiga desempenha um papel como a rainha que dá continuidade a espécie, a função das operárias caçadoras ou coletoras é a de buscar alimentos líquidos, como néctar das flores e as fezes dos pássaros, são sugados no próprio local em que sào encontrados.
Os alimentos sólidos, como insetos, sementes, folhas e flores, são carregados para o formigueiro e lá são triturados pelas coletoras até se tornarem líquidos.

A digestão começa na boca passa para o papo, do papo um pouco do alimento segue para o intestino, onde a digestão continua. Partículas digeridas atravessam a parede do intestino, entram no sangue e chegam a todas as células do corpo da formiga. O que não é digerido sai pelo ânus.

O ar entra por orifícios da carapaça e segue por tubos muito finos. Deles, passa para as células onde é usado na respiração, produzindo a energia de que o inseto precisa para viver.

Além de aparelhos digestivos e respiratórios, a formiga tem cérebro e nervos, rim e a glândula de veneno localizada no fim do abdome para sua defesa. Em algumas espécies o veneno sai pelo ferrão; em outras, ele é esguichado.

As formigas também dividem o alimento e são muito limpas.
Em formigueiros de certas espécies vivem apenas algumas formigas. Em outras espécies há milhões delas.

As formigas se comunicam através de cheiros e este cheiro com todas juntamente caracteriza a colônia. Caso houver um intruso, mesmo que a colônia seja gigantesca, as formigas percebem e ficam alertas, pois elas o identifica porque seu cheiro é diferente.

2005 - Insetomaniacs - Fabianoz Sites

Como é a formiga ?




















A formiga não tem ossos mas seu corpo é firme porque a última camada da pele é dura e forma uma carapaça. Com as antenas ela percebe ao redor como mudanças de temperatura, os sabores e os cheiros. Os olhos captam a luz.
Os pêlos captam as vibrações do ar.
A formiga tem seis pernas, tres de cada lado do tronco, como todos os insetos.
Somente as rainhas e os machos tem quatro asas no tronco e ambos voam na época da reprodução.


















Na primavera, as formigas estão no auge de sua multiplicação.

Sonhar com formiga















jdmphotography


Símbolo de esforço persistente, mas de difícil execução. Sonhar com formiga é sinal de dificuldades, aflições, trabalho sem futuro… Para alguns psicanalistas, as formigas do sonho são pessoas que estão espreitando e criticando as nossas atitudes.




A casa da vovó




















Era a casa mais bonita do bairro.
Pelo menos era o que eu pensava quando era criança.Os muros eram revestidos de pedras São tomé, haviam dois portões pretos , metade fechado e a outra metade em grade. O portão social tinha uma caixa para correio. O engraçado é que este portão não era usado, usávamos o portão da garagem que vivia apenas encostado.Na entrada havia um caramanchão de alamandas amarelas, o chão vivia cheio de pétalas , como se fosse um tapete para receber minhas visitas.Era realmente bonito de se ver. Bem na frente da casa ficava um lago com chafariz .No centro , um enorme sapo verde de louça espirrava água da boca.Dizem que o sapo evoca sorte, evolução, humor e transformação. Diz-se que ao coaxar, o sapo coloca seu coração em sintonia com o céu, solicitando diretamente as dádivas desejadas.Talvez seja por isso que meus avós tenham sido tão felizes. Nas tardes de verão, eu sentava à beira do lago e sem que ninguém visse, colocava os dois pés dentro do lago. Acho que a idéia era de colocar peixes no lago, mas ele nunca foi habitado, a não ser pelos meus pés. A varanda tinha pilastras de mármore branco. Lembro-me do vovô recostado numa das pilastras lendo a Bíblia logo após o almoço.Ele gostava de fazer anotações dos versículos em um caderno espiral .Após a leitura, ele fazia a siesta. Acho que ele sabia a Bíblia de frente para trás.
A varanda era a parte da casa que eu mais gostava, era fresquinha, tinha belas cadeiras brancas com almofadas floridas, uma mesa com tampo de vidroe vasos de flores. As cadeiras eram bonitas, mas eu gostava mesmo era de deitar no chão.Deitava-me para observar e vigiar as formigas que subiam pelas paredes.Incansáveis, em fila indiana, percorriam toda a varanda, até a janela do quarto da vovó. No parapeito haviam vasos de gerânios coloridos.
Acho que as formigas escalavam a parede apenas para ver de perto as flores.
Muitas vezes adormeci enquanto observava a vida das formigas.

Nana Pereira






















Dizem que as formigas não dormem!
Logo, não sonham!

Nana Pereira

sexta-feira, 27 de março de 2009

A FORMIGA E O ESCARAVELHO

Era verão. Uma formiga percorria o campo fazendo sua provisão de trigo e cevada para o inverno. Um escaravelho admirou-se por vê-la tão agitada; enquanto ela estava assim atarefada, os outros animais se divertiam. A formiga não disse nada. Mais tarde, porém, quando veio o inverno e a chuva destruiu os estercos, o escaravelho foi até ela e pediu um pouco do que ela tinha guardado. A formiga respondeu-lhe:
- Amigo escaravelho, se tivesses trabalhado no tempo em que meus esforços não suscitavam senão teus sarcasmos, agora terias alimento.
Quem foi irresponsável em tempo de abundância chorará em tempo de penúria.

Esopo


Todo dia é dia de poesia






















Respiro poesia e alimento-me de versos
As palavras escorrem de minha boca como mel
Doçura que nutre minha alma e meu corpo
Como uma pequena formiga, vivo disso
deleito-me no gosto doce das palavras
e no sabor dos poemas , sonho ...

Nana Pereira

Aprenda com as formigas!

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.
Provérbios 6:6-11:





quinta-feira, 26 de março de 2009




Formigas são pequenos versos que não dormem.

A formiga e o gafanhoto






















Era uma vez uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto viu aquilo e pensou:
-Que idiota!

E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando. Assim passou todo verão; ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada, o gafanhoto não tinha abrigo nem comida; morreu de fome.

MORAL DA ESTÓRIA: Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.














Quieta, a formiga acorda , espreita para dentro do
nada. E para além das gotas da escura folhagem e
do múrmurio nocturno, profundo no cañon do verão,
não se ouve mais nada.

Tranströmer

A ABELHA E A FORMIGA

Batem três badaladas na torre da igreja.
- Que tarde já, e eu tão atrasada! – lamenta-se a formiga, a arrastar um cestinho por um carreiro ao longo da relva.
Uma abelha, que segue rumo à colmeia, ao ouvir o seu desabafo, pousa sobre uma flor.
- E onde vai de passeio? Qual é a pressa? Posso ajudá-la, dona Formiga? – pergunta, prestável e intrigada, ante aquela força num corpo tão pequenino.
- Não preciso, dona Abelha, obrigada! Vou perto. A casa da Cigarra, levar-lhe esta encomenda. Começou o Outono, sabe, e qualquer dia meto-me na minha despensa. Depois vem o frio e a geada e ainda é pior. Enfim, é a Natureza…E, aqui para nós, coitada da Cigarra; nada tem. Mas canta. Canta tão bem! E ajuda-me a trabalhar com a sua cantoria. Se não fosse a Cigarra, os meus dias eram menos felizes. Bem merece que reparta com ela o que guardei, se ela comigo divide a sua alegria…
E lá seguem ambas. A formiga: truz! truz! que havia chegado a casa da cigarra. A abelha, a caminho do cortiço.

Soledade Martinho Costa

A formiga





As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina

A gota d'água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar

O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte

Vinicius de Moraes

A formiguinha e a neve












Numa certa manhã de inverno uma formiga saía para o seu trabalho diário.
Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prendendo o seu pezinho.
Aflita, vendo que ali poderia morrer de fome e frio, a formiga olhou para o Sol e pediu:
- Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pezinho?
E o Sol, indiferente, respondeu:
- Mais forte que eu é o muro que me tampa.
Então a pobre formiguinha disse:
- Muro, tu que és tão forte, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho? E o muro rapidamente respondeu:
- Mais forte que eu é o rato, que me rói.
A formiga, quase sem fôlego, perguntou:
- Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
E o rato falou bem rápido:
- Mais forte que eu é o gato que me come.
A formiga então perguntou ao gato:
- Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O gato responde sem demora:
- Mais forte que eu é o cachorro, que me persegue.
A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cachorro:
- Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
- Mais forte que eu é o homem, que me bate.
Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem:
- Tu que és tão forte, que bate no cachorro, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O homem olhou para a formiga e respondeu:
- Mais forte que eu é Deus, que tudo pode.
A formiga olhou para o céu e perguntou a Deus:
- Tu que és tão forte que tudo pode, desprenda o meu pezinho?
E Deus, que ouve todas as preces pediu à primavera que chegasse com seu carro dourado triunfal enchendo de flores os campos e de luz os caminhos, e vendo que a formiga estava quase morrendo, levou-a para um lugar onde não há inverno e nem verão e onde as flores permanecem para sempre.

João de Barro

As Formigas





As formigas são como as mulheres: descobrem tudo. Num caso, o pequeno grão de açúcar,no outro, o batom no colarinho da camisa.

Rigo



Campeonato de futebol

Os insetos resolveram organizar um campeonato de futebol. A equipe das formigas estava perdendo feio para a equipe das aranhas. O primeiro tempo termina em oito a zero.
No intervalo do jogo, o treinador da equipe das formigas diz:
- A equipe jogou bem, mas o problema é que faltaram pernas aos nossos jogadores...
No segundo tempo, entra a centopéia na equipe das formigas, que reage e empata.
- Por que não jogou ela logo no primeiro tempo? - quis saber um repórter no final do jogo.
O técnico, feliz com o empate, responde:
- Porque estava calçando as chuteiras!

A formiga, a cigarra e a centopéia

A formiga, a cigarra e a centopéia combinaram encontrarem-se na casa da formiga.
A cigarra chegou na hora marcada, mas a centopéia só chegou depois
de uma hora e a formiga perguntou:
- Por que demorou tanto?
- É porque na porta tem um aviso, escrito assim: "Por favor, limpe os pés."






















Um elefante que estava infestado de formigas, saiu rolando, rolando, até que se viu livre das formigas. Sobrou só uma grudada no pescoço, ao que as outras que estavam no chão começaram a gritar:
- Vai, vai, torce o pescoço dele!!!



Isto sim é acreditar num amigo...

A formiga e a pomba

















Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha, e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga, subiu na folha, e flutuou em segurança até a margem.

Pouco tempo depois, um caçador de pássaros, veio por baixo da árvore, e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.

A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha, e isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.

O grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.


(La Fontaine)

O menino e a formiga


















Em algum lugar por aí, um menino procurava por formigas. E sua brincadeira favorita era ver a formiga agoniar até a morte - que geralmente é bem rápida.


Ele podia jogá-las num copo d'água, na melhor das hipóteses. Costumava amarrá-las com fios de nylon e arremessava no chão de cimento. Fazia uma fogueirinha e colocava a formiguinha lá para queimar.


E numa dessas buscas pelas melhores formiguinhas, ele encontrou uma que podia ser igual, mas lhe parecia diferente. E ela era. O menino podia bolar o plano que fosse, podia fazer a estratégia que fosse, a formiguinha não morria.


Sempre saía muito machucada e mancando ia para longe do menino, mas o menino conseguia caçá-la de novo e com certeza testaria uma nova forma de tortura com insetos.


Nessa história o menino foi mordido muitas vezes pela formiga, porém o máximo que acontecia era uma coceirinha desagradável. O menino parecia nem se importar com as mordidas da formiga. Ele ficava intrigado e ver o quanto essa formiguinha era resistente.


Ele não podia ser contrariado, e no ápice da sua ira o menino se pôs de pé, levantou a perna com o joelho dobrado a 90º e pisou na formiga. Dessa vez ela morreu.

Mariana Nunes
http://temferias.blogspot.com/

























"Chamam crime matar um homem e não matar uma formiga. E, no entanto, a alma é uma só - Levantem-se, olhem o homem de cima, e ele lhes parecerá uma formiga. O que significa, então, matá-lo?"

( Carlo Dossi )

As Formigas e a Pena

















Uma formiga, que caminhava perdida sobre uma

folha de papel, viu uma pena que desenhava

traços negros e finos.

-Que maravilha! - exclamou.- Que coisa notável!

Tem vida própria e faz garatujas nesta bela

superfície a ponto de poder equiparar-se aos

esforços conjuntos de todas as formigas do

mundo. E que rabiscos faz! Parecem formigas,

milhões de formigas trabalhando juntas!

Contou seu pensamento a outra formiga, que

ficou igualmente interessada e elogiou os poderes

de observação e de reflexão da primeira.

Mas outra formiga disse:

-Valendo-me de seus esforços, devo admiti-lo,

tenho observado esse estranho objeto. Mas

cheguei à conclusão de que não é ele que

impulsiona seu trabalho. Você cometeu o erro de

não observar que a pena está ligada a outros

objetos que a rodeiam e a conduzem. Esses

devem ser considerados como a origem do

movimento, acredite.

Desse modo as formigas descobriram os

dedos.Passado algum tempo, outra formiga

caminhou sobre os dedos e percebeu que faziam

parte da mão, que explorou total e

minuciosamente, ao estilo das formigas,

esquadrinhando-a toda. Voltou então para junto

de suas companheiras e gritou-lhes: - Formigas!

Tenho importantes notícias para vocês. Aqueles

pequenos objetos fazem parte de outro muito

maior. E este é que realmente move tudo. Depois

descobriram que a mão estava ligada a um braço

e o braço a um corpo; que não existia uma, e sim

duas mãos; e que existiam dois pés, que não

escreviam. As investigações prosseguiram. Assim,

as formigas chegaram a ter uma idéia adequada

da mecânica da escrita. Através de seu método de

investigação costumeira, entretanto, nada

conseguiram saber a respeito do sentido e da

intenção da escrita, nem sobre como, finalmente,

eles eram determinados: as formigas não sabiam

ler nem escrever.



Esse conto criado há séculos atrás consta de um livro sufi (Histórias daTradição Sufi - Edições Dervish) em que a preparação utilizou a compilação de histórias que mantiveram preservadas suas estruturas e conteúdos originais.

Formiga Legionária (Eciton burchellii)






Nas florestas tropicais da América do Sul, existem algumas formigas que são nômades, estas formigas acampam na base de uma árvore. Passam em média 3 semanas, durante esse período, a rainha posta seus ovos, milhares por dia. O exército vasculha as redondezas em busca de presas. Mas quando é chegada a hora de encontrar novas áreas de caça, o local para um novo acampamento não é escolhido pela rainha, e sim pelas opérarias que exploram a vizinhança até encontrar um local ideal. Para conduzir o resto da colonia são usado rastros químicos, um grupo encadeia seus corpos para formar um cordão de segurança que resgata as que ficaram perdidas na trilha. Elas levam tudo consigo, larvas, folhas e comida.
Ao amanhecer, o exército já terá estabelecido um novo acampamento.

As formigas























A sombra d’uma faia, no parque, enquanto o príncipe, que era um menino, corria perseguindo as borboletas, abriu o velho preceptor o seu Virgílio e esqueceu-se de tudo, enlevado na magia dos versos admiráveis.



Os melros cantavam nos ramos, as libélulas esvoaçavam nos ares e ele não ouvia as vozes das aves nem dava pelos insetos: se levantava o s olhos do livro era para repetir com entusiasmo, um hexâmetro sonoro.



Saiu, porém, o príncipe a interrompê-lo com um comentário pueril sobre as pequeninas formigas que tanto se afadigavam conduzindo uma folhinha seca; e disse:



– Deus devia tê-las feito maiores. São tão pequeninas que cem delas não bastam para arrastar aquela folha que eu levanto da terra e atiro longe com um sopro.



O preceptor que não perdia ensejo de educar o seu imperial discípulo, aproveitando as lições e os exemplos da natureza, disse-lhe:



– Lamenta V.A. que sejam tão pequeninas as formigas… Ah! Meu príncipe, tudo é pequeno na vida: a união é que faz a grandeza. Que é a eternidade? Um conjunto de minutos. Os minutos são as formigas do Tempo. São rápidos e a rapidez com que passam fá-los parecer pequeninos, mas são eles que, reunidos, formam as horas, as horas os dias, os dias compõem a semana, as semanas completam os meses, os meses perfazem os anos, e os anos, Alteza, são os elos dos séculos.



Que é um grão de areia? Terra; uma gota d’água? Oceano; uma centelha? Chama; um grão de trigo? Seara; uma formiguinha? Força.



Quem dá atenção à passagem de um minuto? É uma respiração, um olhar, um sorriso, uma lágrima, um gemido; juntai, porém, muitos minutos e tereis a vida.



Ali vai um rio a correr – as águas passam aceleradas, ninguém as olha. Que fazem eles na corrida? Regam, refrescam, desalteram, brilham, cantam e lá vãp, mais ligeiras que os minutos.



Quereis saber o valor de um minuto, disso que não sentis como não avalias a força da formiga? Entrai de mergulho n’água e tende-vos no fundo – todo o vosso organismo, antes que passe um minuto, estará protestando, a pedir o ar que lhe falta. Ora! O ar de um minuto, que é isso? Direis. É a vida, Alteza.


EM: Coelho Neto e a ecologia no Brasil 1898-1928, ed. Eulálio de Oliveira Leandro, Imperatriz, MA, Editora Ética: 2002.


Foto de Marcel Ayres .